O FLAPS® MODEL THINKING

O FLAPS Model Thinking® é um modelo de gestão e liderança que combina design organizacional, processos, métodos, práticas e comportamentos, que proporcionam a sinergia, colaboração e fluidez necessária para se alcançar a Agilidade Organizacional (Enterprise Agility), envolvendo todos os níveis organizacionais (operacional, tático e estratégico).

Ele é fruto de muito estudo, pesquisa científica e prática aplicada e contínua durante os últimos 10 anos, em organizações dos mais variados portes e segmentos (dentro e fora da TI), e visa contribuir para adoção e sustentação da gestão e liderança lean-agile em mútiplos níveis. 

8flaps_model-thinking.png

Baseado em 8 comportamentos-chave, organizados e combinados em um PDCA, foram chamados de FLAPS pois estes são os dispositivos hiper-sustentadores das aeronaves, da mesma forma que os 8 comportamentos fazem a favor das equipes e organizações.

O modelo de liderança e gestão contidos no FLAPS, contribui decisivamente para o alcance de uma maior performance, equilíbrio, sustentação, flexibilidade e capacidade de adaptação que o novo ambiente de negócios exige.

FLAPS e os Benefícios para os Negócios

Ativando os mecanismos do FLAPS ao longo de toda a organização, torna-se possível obter diversos benefícios para os negócios:

flaps-benefits.png
 

FLAPS e seus Estágios

O FLAPS foi preparado para atuar em 3 estágios de forma sincronizada: Enterprise, Communities e Teams.

No estágio Enterprise, acionamos mecanismos FLAPS para Agilidade Estratégica, que assume o papel de estabelecer as diretrizes, aspirações e objetivos estratégicos do negócio, sugerir, selecionar e priorizar iniciativas de acordo com os interesses do negócio, visando otimizar toda a cadeia de valor organizacional. (Saiba mais na página Strategic Agility)

No estágio Community, acionamos mecanismos FLAPS para Agilidade Tática, que assume o papel de alinhar, coordenar e liderar o trabalho colaborativo das múltiplas comunidades, equipes e pessoas envolvidas na geração de valor proposta pelas iniciativas estratégicas do negócio. (Saiba mais na página Tactical Agility​)

No estágio Teams, acionamos os mecanismos FLAPS para Agilidade Operacional, que assume o papel de agir colaborativamente sob a efetiva geração de valor proposta pelas iniciativas estratégicas do negócio e ainda promover a melhoria e evolução contínua das pessoas, processos e produtos. (Saiba mais na página Operational Agility)

3levels-flaps_training-models.png

FLAPS: uma combinação de boas práticas Lean-Agile

Levamos à bordo uma combinação de boas práticas Lean-Agile difundidas por inúmeras metodologias e frameworks existentes, que são "turbinados" pelos mecanismos dos FLAPS, desenvolvidos para garantir a melhor fluidez da Agilidade Organizacional (Enterprise Agility).

flaps-best-practices.png

FLAPS viabiliza um sistema DUAL de Liderança e Gestão

flaps-dual-operating-system.png

FLAPS ajuda a acelerar a Geração de Valor por meio de Alianças

Os mecanismos de liderança e gestão contidos no FLAPS, permitem estabelecer, manter e evoluir um fluxo contínuo e integrado de geração de valor em múltiplas dimensões, conectando a estratégia com a execução, através da orquestração de alianças de trabalho envolvendo as múltiplas equipes da organização (colaboração entre hierarquia e rede) orientadas por cadeias de valor.

flaps-design-aliances.png

FLAPS ajuda a atuar com Ambidestria Corporativa

Ambidestria é a capacidade da organização executar a estratégia de hoje simultaneamente com a do amanhã, pensando nos efeitos de curto, médio e longo prazo, dedicando de forma equilibrada esforços nos 3 horizontes do crescimento H1 - Sustentação, H2 - Melhoria, H3 - Inovação, dominando a adaptabilidade e o alinhamento, requisitos indispensáveis para essa atuação.

Os mecanismos contidos no FLAPS, permitem atuar com Ambidestria Estratégica, Tática e Operacional, o que garante maior sustentabilidade e perenidade para os negócios.

flaps-dual-track.png

FLAPS habilita Agilidade Organizacional e Estratégias Adaptativas

Agilidade Organizacional (Enterprise Agility) pode ser resumida por:

 

"rapidez que uma organização detém para identificar problemas e oportunidades e transformá-las em ideias que possam gerar valor para seus clientes, obter feedback, adaptar e/ou melhorar seus produtos e serviços, obtendo retorno positivo para os negócios".

Quanto tempo sua organização leva para identificar uma oportunidade de negócio, desenvolvê-la e lançá-la no mercado? 1 ano? 2 anos? 

Porque algumas organizações levam semanas ou meses?

 

Simplesmente pelo fato de estar melhor organizadas; por atuarem com menos desperdícios; por estar continuamente melhorando e otimizando seus fluxos de trabalho e valor; por oferecer um ambiente mais aberto para experimentação e colaboração.

Os mecanismos dos FLAPS irão contribuir para aumentar o time-to-market, construir estratégias de negócio adaptativas e realizar ciclos integrados de trabalho, inspeção e adaptação ao longo de toda a organização.

flaps-strategy-run.png

FLAPS ajuda a atualizar sua Cultura Organizacional

Amparado por um Código de Cultura o FLAPS ajuda a atualizar a cultura organizacional e direcioná-la para um maior equilíbrio entre pessoas, processos e resultados, estimulando o protagonismo, colaboração, melhoria contínua e inovação.

Os mecanismos dos FLAPS proporcionam um novo estilo de Liderança e Gestão, baseados na Filosofia Lean-Agile, que elevam os níveis de alinhamento, envolvimento e motivação das pessoas, resultando em melhores resultados para os negócios.

flaps-leadership.png