TACTICAL AGILITY
Agilidade Tática ou Tactical Agility é a capacidade da organização em estruturar, priorizar e coordenar as alianças de trabalho necessárias para promover a colaboração das múltiplas equipes e comunidades (rede) alinhadas com os objetivos estratégicos do negócio.
A Agilidade Tática visa maximizar e acelerar a geração de valor almejado pela estratégia do negócio, fomentando e viabilizando a colaboração, redução de riscos e desperdícios.
A Agilidade Tática objetiva garantir que os investimentos e esforços das pessoas, equipes e comunidades estejam concentrados e alinhados por objetivos e prioridades comuns, estabelecidos pela estratégia do negócio.
CONECTANDO A ESTRATÉGIA COM A EXECUÇÃO
O FLAPS propõe um mecanismo de Gestão Lean-Agile de Portfolio que promove a efetiva conexão entre as estratégias de negócio e execução, viabilizando a formação e coordenação de alianças para o trabalho orientadas pela e para a geração de valor, por meio de uma Governança Mínima Viável.
Dual Operating System
O Dual Operating System, modelo de gestão proposto por Kotter, detalhado no livro XLR8/Accelerate, propõe a formalização de um sistema operacional duplo para suprir e acelerar inovações e mudanças importantes, combinando de um lado a estrutura organizacional hierárquica, e de outro as estruturas organizacionais em rede.
​
Neste cenário, onde a estrutura hierárquica é responsável pelas aspirações, OKRs e backlog estratégico do negócio, o FLAPS Portfolio Management surge como o mecanismo de integração, governança e coordenação do trabalho colaborativo da rede (equipes internas e externas) responsáveis pela geração de valor da organização, sendo o guardião da estratégia do negócio.
Alianças orientadas à Geração de Valor
Os mecanismos de liderança e gestão contidos no FLAPS, permitem estabelecer, manter e evoluir um fluxo contínuo e integrado de geração de valor em múltiplas dimensões, conectando a estratégia com a execução, através da orquestração de alianças de trabalho envolvendo as múltiplas equipes da organização (colaboração entre hierarquia e rede) orientadas por cadeias de valor.
Orientando o trabalho das equipes por Cadeias de Valor (Value Streams), aliado com objetivos e iniciativas estratégicas claras e priorizadas, os eventos propostos pelo FLAPS Portfolio Management, permitem a gestão integrada de fluxo de trabalho envolvendo o Up e Downstream, planejamento colaborativo, coordenação e governança de alianças para o trabalho em torno de objetivos comuns.
Strategy Mapping
Para que haja coordenação, governança mínima viável e de fato foco em resultados, o FLAPS propõe o estabelecimento de um sistema de OKRs (Objectives and Key Results) para cada portfolio do ambiente, garantindo alinhamento do trabalho com os objetivos estratégicos do negócio.
Portfolio Funnel
O FLAPS Portfolio Funnel propõe a governança integrada do fluxo de trabalho das alianças e comunidades envolvidas na geração de valor. Cada comunidade, produto ou equipe pode promover a gestão do seu portfolio de iniciativas, sempre conectados com OKRs que garantem o total alinhamento do trabalho em progresso com os interesses estratégicos do negócio.
​
No fluxo de Upstream do Portfolio Funnel, são admitidas as iniciativas no formato de ideias, que passam para a fase de qualificação, na qual são detalhadas no formato de Business Case, para que ofereçam as informações necessárias para serem ou não admitidas, na fase de análise/enable e seguirem adiante ou não (descarte), para o fluxo de Downstream.
​
No fluxo de Downstream do Portfolio Funnel, são admitidas iniciativas já detalhadas, com estudo e visão prévia, juntando-se com outras iniciativas da comunidade/equipe ou produto, e organizadas em iniciativas de sustentação (H1), melhoria (H2) ou inovação (H3).
​
Assim como no Upstream, as iniciativas no Downstream podem passar por uma etapa de priorização estratégica, podendo ser utilizado os mais diferentes métodos: GUT, WSJF, Contribuição x Complexidade, dentre outros, de acordo com seus interesses.
​
Havendo a necessidade da formação de alianças, ou seja, colaborar com outras equipes para realização do trabalho, o FLAPS Portfolio Management propõe a realização de um evento chamado Delivery Planning, no qual as equipes assumem suas responsabilidades, negociam prazos, dependências e estratégias de execução, e constroem um plano único de entrega.​
​
A partir da Delivery Planning, o FLAPS Portfolio Management propõe alguns mecanismos de governança da execução, por meio de Follow up sistematizado, com check-ins semanais, Syncs quinzenais, reviews e retrospectivas, integrando as múltiplas equipes envolvidas no trabalho, sejam elas internas ou externas, inclusive àquelas terceirizadas.
​
Delivery Planning
De forma simplificada, a FLAPS Delivery Planning (FDP) é uma prática que promove a integração e sinergia de todas as pessoas e equipes envolvidas, formando assim alianças de trabalho, para colaborativamente co-criar e planejar os meios mais assertivos de executar as ações necessárias para gerar o valor proposto pelas iniciativas estratégicas do negócio, definindo responsabilidades, prazos e prioridades; identificando dependências e riscos; determinando os demais fatores críticos para o sucesso.
Delivery Coordination
O FLAPS Portfolio Management proporciona plena coordenação e governança do trabalho planejado e em progresso, resultantes dos Planos de Entregas formulados colaborativamente pelas equipes envolvidas, sejam elas internas ou externas.
Um roteiro de Follow-up é proposto, envolvendo Check-ins semanais, Syncs quinzenais, Reviews e Retrospectivas quinzenais ou mensais, com o intuito de identificar problemas e oportunidades de melhoria ou adaptação, bem como comemorar os resultados e aprendizados obtidos, além de atualizar e avaliar as métricas de desempenho.
Métricas de Desempenho
O FLAPS Portfolio Management proporciona a obtenção de uma séria de métricas de desempenho global, ou individuais do Up e Downstream, inclusive por tipo de iniciativa, que permitem aumentar sua previsibilidade, eficiência e eficácia.​