TACTICAL AGILITY

Agilidade Tática ou Tactical Agility é a capacidade da organização em estruturar, priorizar e coordenar as alianças de trabalho necessárias para promover a colaboração das múltiplas equipes e comunidades (rede) alinhadas com os objetivos estratégicos do negócio.

A Agilidade Tática visa maximizar e acelerar a geração de valor almejado pela estratégia do negócio, fomentando e viabilizando a colaboração, redução de riscos e desperdícios. 

A Agilidade Tática objetiva garantir que os investimentos e esforços das pessoas, equipes e comunidades estejam concentrados e alinhados por objetivos e prioridades comuns, estabelecidos pela estratégia do negócio.

flaps-tactical-agility.png

CONECTANDO A ESTRATÉGIA COM A EXECUÇÃO

O FLAPS propõe um mecanismo de Gestão Lean-Agile de Portfolio que promove a efetiva conexão entre as estratégias de negócio e execução, viabilizando a formação e coordenação de alianças para o trabalho orientadas pela e para a geração de valor, por meio de uma Governança Mínima Viável.

flaps-strategy-to-execution-portfolio.png

Dual Operating System

O Dual Operating System, modelo de gestão proposto por Kotter, detalhado no livro XLR8/Accelerate, propõe a formalização de um sistema operacional duplo para suprir e acelerar inovações e mudanças importantes, combinando de um lado a estrutura organizacional hierárquica, e de outro as estruturas organizacionais em rede.

Neste cenário, onde a estrutura hierárquica é responsável pelas aspirações, OKRs e backlog estratégico do negócio, o FLAPS Portfolio Management surge como o mecanismo de integração, governança e coordenação do trabalho colaborativo da rede (equipes internas e externas) responsáveis pela geração de valor da organização, sendo o guardião da estratégia do negócio.

flaps-dual-operating-system.png

Alianças orientadas à Geração de Valor

Os mecanismos de liderança e gestão contidos no FLAPS, permitem estabelecer, manter e evoluir um fluxo contínuo e integrado de geração de valor em múltiplas dimensões, conectando a estratégia com a execução, através da orquestração de alianças de trabalho envolvendo as múltiplas equipes da organização (colaboração entre hierarquia e rede) orientadas por cadeias de valor.

Orientando o trabalho das equipes por Cadeias de Valor
(Value Streams), aliado com objetivos e iniciativas estratégicas claras e priorizadas, os eventos propostos pelo FLAPS Portfolio Management, permitem a gestão integrada de fluxo de trabalho envolvendo o Up e Downstream, planejamento colaborativo, coordenação e governança de alianças para o trabalho em torno de objetivos comuns.

flaps-design-aliances.png
 

Strategy Mapping

Para que haja coordenação, governança mínima viável e de fato foco em resultados, o FLAPS propõe o estabelecimento de um sistema de OKRs (Objectives and Key Results) para cada portfolio do ambiente, garantindo alinhamento do trabalho com os objetivos estratégicos do negócio.  

EACC-Course-Aula7.png
fpm-strategy-mapping2.png
 

Portfolio Funnel

O FLAPS Portfolio Funnel propõe a governança integrada do fluxo de trabalho das alianças e comunidades envolvidas na geração de valor. Cada comunidade, produto ou equipe pode promover a gestão do seu portfolio de iniciativas, sempre conectados com OKRs que garantem o total alinhamento do trabalho em progresso com os interesses estratégicos do negócio.

No fluxo de Upstream do Portfolio Funnel, são admitidas as iniciativas no formato de ideias, que passam para a fase de qualificação, na qual são detalhadas no formato de Business Case, para que ofereçam as informações necessárias para serem ou não admitidas, na fase de análise/enable e seguirem adiante ou não (descarte), para o fluxo de Downstream.

No fluxo de Downstream do Portfolio Funnel, são admitidas iniciativas já detalhadas, com estudo e visão prévia, juntando-se com outras iniciativas da comunidade/equipe ou produto, e organizadas em iniciativas de sustentação (H1), melhoria (H2) ou inovação (H3).

Assim como no Upstream, as iniciativas no Downstream podem passar por uma etapa de priorização estratégica, podendo ser utilizado os mais diferentes métodos: GUT, WSJF, Contribuição x Complexidade, dentre outros, de acordo com seus interesses.

Havendo a necessidade da formação de alianças, ou seja, colaborar com outras equipes para realização do trabalho, o FLAPS Portfolio Management propõe a realização de um evento chamado Delivery Planning, no qual as equipes assumem suas responsabilidades, negociam prazos, dependências e estratégias de execução, e constroem um plano único de entrega.

A partir da Delivery Planning, o FLAPS Portfolio Management propõe alguns mecanismos de governança da execução, por meio de Follow up sistematizado, com check-ins semanais, Syncs quinzenais, reviews e retrospectivas, integrando as múltiplas equipes envolvidas no trabalho, sejam elas internas ou externas, inclusive àquelas terceirizadas.

flaps-portfolio-funnel.png
flaps-delivery-planning-board1.png
flaps-delivery-execution-board.png
 

Delivery Planning

De forma simplificada, a FLAPS Delivery Planning (FDP) é uma prática que promove a integração e sinergia de todas as pessoas e equipes envolvidas, formando assim alianças de trabalho, para colaborativamente co-criar e planejar os meios mais assertivos de executar as ações necessárias para gerar o valor proposto pelas iniciativas estratégicas do negócio, definindo responsabilidades, prazos e prioridades; identificando dependências e riscos; determinando os demais fatores críticos para o sucesso.

FPM - Apresentação - 2022-04-26T173041.747.png
 

Delivery Coordination

O FLAPS Portfolio Management proporciona plena coordenação e governança do trabalho planejado e em progresso, resultantes dos Planos de Entregas formulados colaborativamente pelas equipes envolvidas, sejam elas internas ou externas.

 

Um roteiro de Follow-up é proposto, envolvendo Check-ins semanais, Syncs quinzenais, Reviews e Retrospectivas quinzenais ou mensais, com o intuito de identificar problemas e oportunidades de melhoria ou adaptação, bem como comemorar os resultados e aprendizados obtidos, além de atualizar e avaliar as métricas de desempenho. 

EACC-Course-Aula7 (5).png
EACC-Course-Aula7 (2).png
EACC-Course-Aula7 (3).png
EACC-Course-Aula7 (4).png
 

Métricas de Desempenho

O FLAPS Portfolio Management proporciona a obtenção de uma séria de métricas de desempenho global, ou individuais do Up e Downstream, inclusive por tipo de iniciativa, que permitem aumentar sua previsibilidade, eficiência e eficácia.

flaps-metrics.png
EACC-Course-Aula9 (16).png
eacc-team-performance.png
community-performance.png